"Ele fará com que os corações dos pais se voltem para seus filhos, e os corações dos filhos para seus pais..."Ml 4:6a

Família Pedal 7 - Fone/WhatsApp: (47) 9-9159-3006 Email: familiapedal7@gmail.com - Itajaí-SC - Brasil

Todos os direitos reservados - Família Pedal 7

  • Facebook - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle

Segurança no pedal  com crianças

    Primeiramente se você não é um ciclista você deve estar pensando que pedalar por aí é muito perigoso, ainda mais com crianças, mas precisamos levar em consideração que o ponto de vista de quem nunca pedalou pelas ruas é muito diferente de quem percorre o mesmo trajeto numa bike.

    Ouvimos inúmeras vezes que “ vocês podem ser atropelados!”, “mas vocês levam as crianças junto? Até o bebê de 6 meses? ”, “mas não é muito esforço físico?”

    Quando se anda de bicicleta, principalmente quando se está junto com o seu bem maior que é a família, procuramos escolher estradas secundarias, de pouco fluxo de carros ou ciclovias. Também usamos vários tipos de sinalizações como luzes dianteiras e traseiras, roupas com cores chamativas e refletivas e também usamos equipamento de segurança como capacete, luvas e cotoveleiras e joelheiras para as crianças.

Sim, pedalamos todos juntos, somos uma família e a coisa primordial é vivermos grandes momentos juntos e a bicicleta tem nos proporcionado isso. Como temos 5 filhos pequenos tivemos que ser criativos para conciliar todos de forma segura e divertida. Nossos filhos mais velhos pedalam em suas próprias bicicletas, os dois mais novos vão em um bike trailer e o filho do meio vai em um reboque de bike até que tenha experiência suficiente para pedalar de forma autônoma e segura. Você também pode levar seus filhos em sua bicicleta usando cadeirinhas apropriadas, basta você buscar o que é mais adequado para a idade do seu filho.

    Praticamos o cicloturismo, não fazemos um grande esforço físico, vamos em um ritmo bom para todos e paramos sempre que necessário seja para se hidratar, para um lanche ou para observar a natureza. Não estamos numa competição, não andamos de bicicleta contra o relógio, mas combatemos o sedentarismo e vivenciamos uma vida simples, perto da natureza e principalmente investimos na qualidade do relacionamento familiar.

Dicas de segurança:

 

-ILUMINAÇÃO: são muito importantes, tanto para você conseguir ver corretamente o caminho e não acabar caindo num buraco, tanto para que os motoristas consigam perceber claramente a sua presença. A luz branca deve ser usada na frente e a vermelha atrás para que os motoristas compreendam em qual direção você esta indo e sempre piscante para chamar mais a atenção. Ao escolher uma iluminação, busque uma de boa qualidade para que iluminem o suficiente e mantenha sempre as baterias carregadas para não ocorrer nenhum imprevisto ficando sem sinalização durante o trajeto.

- CAPACETE: busque um capacete com certificação de qualidade, no tamanho correto com ajuste adequado, leve, com aberturas para ventilação e almofadas laváveis; (escolhendo o capacete)

- VESTUÁRIO: Use roupas com cores claras e chamativas, de preferência com refletivos e que sejam confortáveis e adequadas ao clima.

- JOELHEIRAS E COTOVELEIRAS: há vários modelos, escolha um que não atrapalhe os movimentos, que não machuque e que não se solte facilmente.

- LUVAS E ÓCULOS: Não são imprescindíveis, mas as luvas com gel ajudam no conforto ao segurar na manopla e protegem suas mãos numa queda, já os óculos protegem seus olhos de serem atingidos por algo, que além do desconforto podem prejudicar sua visão durante a pedalada.

- TRÂNSITO: Tome cuidado com portas de carros parados, nunca ande na contramão e use a faixa da direita destinada aos veículos em menor velocidade pois esta no Código de Trânsito a obrigatoriedade dos motoristas passarem a 1,5m de distância do ciclista.​ Estude e ensine aos seus filhos os significados das principais placas de trânsito, bem como respeitar semáforos e as leis.

- TRAJETO: Procure rotas com ciclovias e ruas calmas e largas, evite horários de pico e respeite as sinalizações de trânsito.